AS PERGUNTAS QUE VOCÊ GOSTARIA DE FAZER SOBRE O DÍZIMO.

Estudo elaborado por Pr. Calby Paiva, Missionário

O que é o Dízimo? 
O Dízimo é a décima parte das rendas de uma pessoa, que são consagradas ao Senhor para o sustento de sua obra na terra.


Onde se deve entregá-lo?
A maneira correta de devolvê-lo é  no próprio lugar onde a pessoa congrega, onde ela está sendo servida pelo ministério da Palavra, seja igreja, ministério ou missão que o instrui.

O Dízimo é do tempo da lei?

Não. O Dízimo, foi instituído muito antes da Dispensação da Lei. Foi criado voluntariamente em forma de agradecimento pelos servos de Deus, desde o tempo da antiguidade, ainda no tempo dos patriarcas.

Gênesis 14:18-20  Ora, Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; pois era sacerdote do Deus Altíssimo;  14:19  e abençoou a Abrão, dizendo: bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Criador dos céus e da terra!  14:20  E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos! E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.  

Jacó fez um voto à Deus, para ser um fiel dizimista sobre tudo o que Deus haveria de conceder-lhe:

Gênesis 28:18-22
Jacó levantou-se de manhã cedo, tomou a pedra que pusera debaixo da cabeça, e a pôs como coluna; e derramou-lhe azeite em cima. 28:19  E chamou aquele lugar Betel; porém o nome da cidade antes era Luz.  28:20  Fez também Jacó um voto, dizendo: Se Deus for comigo e me guardar neste caminho que vou seguindo, e me der pão para comer e vestes para vestir,  28:21  de modo que eu volte em paz à casa de meu pai, e se o Senhor for o meu Deus,  28:22  então esta pedra que tenho posto como coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo. 

Mas, o Dízimo foi aceito no tempo da Lei? 

Sim, quando a Lei foi estabelecida - e é bom que os crentes de hoje entendam - que na Bíblia tem as Tábuas da Lei que continham os Dez Mandamentos, mas, além disso tinha a Lei Cerimonial Judaica que eram orientações escritas, e ordenanças verbais dadas ao povo, ensinando-os sobre o modo correto de  adorar à Deus e servir ao próximo, de evitar as injustiças e praticar a fé. Entre os regulamentos que deveriam ser obedecidos, pelos que serviam ao Senhor foi instituído o Dízimo para a manutenção do santuário e dos que nele serviam:

Levítico 27:30  Também todos os dízimos da terra, quer dos cereais, quer do fruto das árvores, pertencem ao senhor; santos são ao Senhor

Os que serviam no santuário, eram os levitas, os descendentes da tribo de Levi, os filhos de Arão, que ficaram encarregados dos ofícios do santuário, não tiveram parte, da repartição da terra prometida, apos sua conquista. 

Números 18:21,24,  Eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em Israel por herança, pelo serviço que prestam, o serviço da tenda da revelação.  18:24  Porque os dízimos que os filhos de Israel oferecerem ao Senhor em oferta alçada, eu os tenho dado por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse que nenhuma herança teriam entre os filhos de Israel.  

A ordem é que eles deveriam empregar seu tempo e suas energias, não nos cuidados decorrentes do cultivo da terra, pois deveram estar disponíveis totalmente aos ofícios do santuário. E exatamente, por isso os Dízimos deveriam ser trazidos pelo povo que tinham parte na herança da terra, e cuidavam de seu cultivo, e entregues na casa do tesouro para manter tanto as despesas do santuário, na compra dos utensílios sagrados, sua manutenção, como também para garantir o sustento dos que ali serviam. Assim foi feito primeiro no do tempo do tabernáculo, que era a Tenda da Congregação,  e depois da construção dos templos, para manter os que sacerdotes que  serviam no próprio templo.

Sempre o povo de Deus serviu com dedicação na devolução dos Dízimos?

Não. Em tempos de negligência e esfriamento espiritual, o povo era era repreendido severamente por faltar com este dever, e era exortado a voltar  contribuir sob, promessa de recompensa: 

Malaquias 3:7-12 Desde os dias de vossos pais vos desviastes dos meus estatutos, e não os guardastes. Tornai vós para mim, e eu tornarei para vós diz o Senhor dos exércitos. Mas vós dizeis: Em que havemos de tornar?  3:8  Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas.  3:9  Vós sois amaldiçoados com a maldição; porque a mim me roubais, sim, vós, esta nação toda.  3:10  Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança.  3:11  Também por amor de vós reprovarei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; nem a vossa vide no campo lançará o seu fruto antes do tempo, diz o Senhor dos exércitos.  3:12  E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o Senhor dos exércitos.  

Durante o período do Novo Testamento, no início da igreja o Dízimo, foi praticado pelos primeiros cristão?

Não. No início da igreja, após a descida do Espírito Santo, a prática que eles usaram foi outra; eles vendiam as sua propriedades e entregavam tudo aos pés dos Apóstolos, para manter as atividades da igreja, os necessitados e o envio dos primeiros missionários:

Atos 4:34  Pois não havia entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que vendiam e o depositavam aos pés dos apóstolos. 

Atos 4:37  possuindo um campo, vendeu-o, trouxe o preço e o depositou aos pés dos apóstolos.
  

Atos 2:44-47 Todos os que criam estavam unidos e tinham tudo em comum.  2:45  E vendiam suas propriedades e bens e os repartiam por todos, segundo a necessidade de cada um.  2:46  E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam com alegria e singeleza de coração,  2:47  louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E cada dia acrescentava-lhes o Senhor os que iam sendo salvos

Somente depois, após os martírios dos primeiros cristãos que haviam estado com Jesus, ou dos que foram ensinados por eles, os que que estava mais dispostos a sofrer e servir ao reino de Deus na terra, e quando houve um esfriamento do primeiro avivamento, e começaram a ser construídos os primeiros templos, o povo de Deus, reduziu o valor da entrega, voltando a fazer a devolução de apenas 10% de suas rendas, utilizando a forma que foi estabelecida desde o tempo da lei cerimonial para manter as despesas do santuário e seus servidores. 

Como o Dizimo deve ser entregue?

O Dízimo na vida de um cristão é um ato de fé. E deve ser entregue como primazia diante de todos os outros compromissos, e não como sobra ou resto. Está relacionado com um princípio Bíblico, que deve ser obedecido por todos os cristão:

Mateus 6:31-33 Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir?  6:32  (Pois a todas estas coisas os gentios procuram.) Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso.  6:33  Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. 

Para quê deve ser entregue o Dízimo e onde deve ele deve ser usado, empregado?

O Dízimo constitui-se um fundo que deve ser usado para manter o lugar, o espaço e os próprios servidores da obra de Deus na terra. E dever ser usado para manter as despesas decorrentes do local, e dos servidores, que estão a serviço do povo que congrega. Da mesma forma que é justo a pessoa ressarcir com as despesas decorrentes dos bens que consome, como alimento, lugar onde mora, carro em quem usa. O Obreiro é digno de seu salário.

Quem prestará conta diante de Deus, sobre o que é feito com o dinheiro dos dízimos que estão sendo entregues, devolvidos?

Os que administram e determinam o emprego destes valores. A responsabilidade e fidelidade do dizimista termina no momento que faz a entrega.

Pode existir mal uso ou aplicação, no uso dos valores entregues, ao ser feita a sua distribuição a parti do momento que ele chega a "casa do tesouro"?

Sim, a obra é de Deus mas foi entregue na mão dos homens e algum ou alguns destes, pode falhar no cumprimento de suas funções. Da mesma forma, que pode haver falta do cristão em seu compromisso da mordomia cristã, isto é de devolver os dízimos do Senhor, dos valores que ganha.  O gênero humano é vulnerável á cometer,  equívocos, erros, corrupção, enganos ou fraudes.

Exemplo disso é que Judas, foi pago para trair Jesus e entregá-lo, a prisão, tortura e morte, com trinta moedas de pratas, que lhe foram entregues por Caiáz, que era o Sumo Sacerdote de Jerusalém, e  tinha por direito, e como seu único recurso de renda, administrar e usar os dízimos e as ofertas que eram trazidas ao santuário que administrava, e comandava como  o principal sacerdote dali. 

Veja que aquelas 30 moedas de prata que foram lançadas ali, por fé e obediência dos que entregavam os valores para manter a Obra de Deus na terra, foi desviada pelo que ali oficiava, exatamente para matar o próprio Filho de Deus. E fica claro que os que colocaram as moedas ali, fazendo isto por dever de sua fé e compromisso com Deus, nada fizeram e errado, e não tiveram culpa pessoal no desvio das moedas de seu objetivo santo.

Como se devemos proceder hoje, para evitar que haja novamente desvio nos objetivos, para o uso das moedas entregues como dízimos ou ofertas?

Vivemos em uma época completamente distinta do tempo de Judas e Caifáz. Hoje as facilidade nas comunicações e na maneira de apresentação de relatórios, ou de visualizar sobre o que está sendo feito é muito maior. No explicação que Jesus deu para os seus seguidores lidarem com o mundo e com os seus deveres, comparou isso com o envio de ovelhas ao meio de lobos, e aconselho que cada um deveria ser prudente como as serpentes e simples como as pombas.

Mateus 10:16  Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas. 

O Senhor também deu a cada um o livre arbítrio, o direito de cada um  fazer sua própria escolha, tomar sua própria decisão. A doutrina Bíblica ensina que o nosso culto deve ser racional, da mesma forma que deve ser evitado o sacrifício de tolo.

E o próprio Senhor também deu exemplo quando descobriu e expulsou os que estavam usando o templo fazer negócios.

E examinando todos esses fatos anteriores, e a vulnerabilidade que existe em nosso dias, é bom que cada crente, se envolva mais para procurar o que está sendo feito com os valores que está entregando no templo. E se notar, que há exageros, omissão ou abusos cometidos, lutar para que o erro seja eliminado.

A responsabilidade é de cada um, como igreja!

____
All Nations Church Ministries

Nenhum comentário:

Postar um comentário