O CRESCIMENTO ESPIRITUAL DA IGREJA

 



“Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.” | 1 Coríntios 13:11

Hoje nossa reflexão e ensinamento é sobre o crescimento espiritual da IGREJA PARA TODAS AS NAÇÕES formada em Mieze, Africa, mas, pode servir para a sua, e até para você mesmo, afinal, o ensinamento é bíblico, cristocêntrico, apostólico, serve para todos os cristãos no mundo que precisam vencer seus desafios diários.
Na epístola (carta) de Paulo enviada desde uma prisão onde ele estava em Roma para a igreja de Éfeso, uma importante cidade portuária na beira do Mar Egeu, o apóstolo exortava os crentes a deixarem de ser meninos inconstantes, levados por todo vento de doutrina.
E no mesmo versículo que ele fala disso, explica que há ‘há homens que com astÚcia induzem ao erro’
Eu bem conheço as coisas de meninos até porque também fui um deles, e quando estou curtindo em Carolina do Norte ou na Flórida a agradável companhia de minhas lindas netas, volto a sentir-me uma criança em momentos inesquecíveis, que são só meus, e ninguém tem nada a ver com isso, mas, sinto-me feliz em compartilhar. (Foto)
Mas, nos púlpitos e no ministério pastoral o assunto é sério e precisa ser ensinado nos dias de hoje, como nunca antes.
E talvez Efésios, capítulo 4, seja o mais importante escrito doutrinária da igreja, que mostra a diferença de verdadeiros pastores, apóstolos, profetas e mestres, dados por Deus para apascentar o seu rebanho na terra (Efésios 4:11) de verdadeiros impostores, embusteiros e mercenários, que são verdadeiros lobos devoradores disfarçados de ovelhas, nas palavras do próprio Jesus, ensinando isso aos seus seguidores.
“Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores” | Mateus 7:15
Mas, leia com atenção este precioso ensinamento apostólico a igreja de Éfeso, cujas ruínas desta antiga cidade, é hoje um importante ponto turístico da Turquia.
Porém, leia como quem sobe uma escada pisando cada degrau de uma subida progressiva em crescimento espiritual, levando em conta os objetivos de cada etapa conquistada:
“E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;
Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,
Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.
Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, | Efésios 4:11-15
Vamos destrinchar este ensinamento apostólico, por etapas:
1. Veja que o objetivo de existir os guias espirituais do versículo 11, em seus diferentes níveis de atuação; apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres, é o aperfeiçoamento dos santos, descritos no versículo 12;
2. Agora observe que o aperfeiçoamento dos santos, também tem um objetivo, que é a obra do Ministério, ou seja; o serviço cristão que vai impactar e transformar o mundo perdido. Saiba que há uma diferença tremenda entre os chamados ‘crentes de banco’ que só vão as reuniões da igreja para receber, louvar, e até mesmo dançar nas coreografias e apresentações, daqueles que estão encarregados e comprometidos de ensinar o rebanho a produzir resultados, a ganhar almas pela pregação do evangelho aos perdidos. Está é a Obra do Ministério. A parte que opera o crescimento qualitativo e quantitativo da igreja.
Tem 2 tipos de crentes nas igrejas de sua cidade, os que somente querem ser servidos, agradados, e os que estão dispostos a servir os outros, produzir resultados, mesmo que enfrente os desagrados e embates da sua própria missão.
“Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas.” | Mateus 10:16
O interesse baseia-se em conveniências e recua fácil, mas, o compromisso de fé, supera tudo, suporta tudo. Produz resultados ambientes e situações adversas.
3. Agora releia o texto e observe que a obra do Ministério, também tem um propósito; a edificação do corpo de Cristo. Um corpo igual a todos os outros, que precisa crescer e cumprir suas funções, com cada órgão, músculos e membros operando em seu devido lugar, e cumprindo suas funções essências. Uns para a visão, outros para a audição, reprodução, alimentação, digestão, e até os que servem para lançar os excrementos fora , o que seria um problema seríssimo, se isso não ocorresse, na hora exata, em que se acumulam fezes e urina.
4. Agora observe na etapa seguinte, que o próprio corpo de Cristo, existe para um propósito e observe o qual;
“Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,”
Este é o plano e motivo do Senhor ter dado os seus instrutores espirituais, os guias para os seus rebanhos na terra, os verdadeiros, não os falsos, é claro. O objetivo é fazer a igreja chegar à um nível de fé e conhecimento, que será considerado o nível exato exigido, o que na tradução do grego para o nosso português soa assim, ‘o homem perfeito, a medida da estatura completa de Cristo’ - o que eu entendo como o nível espiritual de conhecimento que o o Senhor espera de sua igreja na terra, um rebanho produtivo e reprodutivo. Não apenas um rebanho que exige ser servido e da muito trabalho.
Afinal a obra é de Deus, mas, foi entregue na mão dos homens. Tanto na administração para distribuição de recursos entrante, como os que fazem a execução da obra.
5. Agora observe que até este estágio que é precioso e superior, que deve ser alcançado pelos crentes, também ocorre com um especial propósito, há o próprio tem objetivo desta etapa, e veja qual é…
6. …Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados ao redor por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.”
Ou seja, todas as etapas anteriores, e a subida de cada degrau de esforço e crescimento progressivo na vida cristã, tem um propósito específico, de não ser enganado pelos fraudadores do evangelho que usam de astúcia, e na verdade dependem, ou se alimentam, de ‘meninos’ na fé, de uma ‘igreja’ formada por membros ou congregado que nunca cresceram na Graça e no conhecimento do Senhor.
Veja que os crimes e abusos praticados contra crianças, são os mais revoltantes, na sociedade, e até ente os outros prisioneiros, que desejam punir, e fazer ‘justiça com as próprias mãos’ contra quem os prática. Afinal os próprios homens que cometeram outros erros e crimes, tem seus filhos e suas crianças, vulneráveis, que amam e tentam e proteger da maldade de outros.
Acontece, que hoje ocorre no mundo ‘igrejas’ que são formadas exatamente, para não cresceram na Graça e no conhecimento, são igrejas formadas ‘por homens que com astúcia induzem ao erra’ é necessariamente precisam de um auditório que seja formado por ‘meninos inconstantes levados por todo vento de doutrina’.
Eles jamais ensinam a sã doutrina, mas, procuram pregar coisas agradáveis, fazer ‘massageamento’ ego, porque sabem que as crianças gostam dos doces, elas não conhecem e
e nem percebem as consequências fatais do acúmulo de açúcar, das guloseimas que lhe são oferecidas.
Em nosso tempo, muitas crianças que foram estupradas e mortas, antes foram atraídas com pirulitos e doces, apresentadas inicialmente por seus violadores. E terrível isso.
Por isso que Deus mesmo deu os seus pastores, profetas e mensures na Palavra para instruir o seu rebanho para alcançar a unidade da fé e estatura completa de Cristo.
E embora haja um rebanho mal formado, como consequência dos ensinamentos deturpados, devemos, nós os verdadeiros obreiros, pastores do verdadeiro rebanho do Senhor, seguir firme, mesmo ‘remando contra a maré’ para fazer a coisa certa, no final o resultado valerá a pena, para os forem salvos e perseverarem até o fim, e para os que cumpriram o seu Ministério.
Veja o conselho do Apóstolo Paulo, em final de carreira, para o seu jovem discípulo enobreço Timóteo; valera a a pena você ler e colocar em prática hoje:
“Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino,
Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.
Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;
E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.
Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.”
2 Timóteo 4:1-5

Nenhum comentário:

Postar um comentário